Conheça Marek Kaminski
Explorador polar, autor, fotógrafo e empreendedor.
Nissan LEAF de Marek Kaminski na Mongólia
Na física, há uma teoria chamada “Efeito Observador” e, de acordo com essa teoria, o simples fato de observar uma situação ou fenômeno necessariamente muda esse fenômeno.
O mesmo acontece nas viagens. Um afluxo de visitantes no templo de Angkor Wat, no Camboja, gerou tanto desgaste que muitas seções precisaram ser reparadas ou fechadas.
É fácil perceber como o turismo pode criar um efeito físico negativo nos destinos de viagens. Mas, olhando mais profundamente, temos visto que há um efeito menos visível, mas talvez mais prejudicial, na cultura e na economia dos lugares que visitamos.
Uma nova maneira de viajar pelo mundo
Algumas pessoas estão explorando novas maneiras de ver as coisas como elas realmente são, mas sem causar danos nesse processo. Bem-vindo às viagens sustentáveis!
Marek Kaminski dormiu em seu Nissan Leaf durante sua viagem da Polônia ao Japão.
Conheça Marek Kaminski
Explorador polar, autor, fotógrafo e empreendedor.
Recentemente, Kaminski fez uma viagem de três meses (16.000 km) de Zakopane, na Polônia, a Tóquio, no Japão, em um Nissan Leaf com emissão zero. Usando a hashtag #NoTraceExpedition (#ExpediçãoSemDeixarVestígios), ele passou por oito países em dois continentes, incluindo alguns dos terrenos mais acidentados da Rússia, da Mongólia e da China. A sustentabilidade da viagem foi além da emissão zero de carbono. Marek se esforçou ao máximo para minimizar a geração de lixo e criou uma casa sobre rodas com barraca, kit de reparos, alimentos, utensílios de cozinha e até uma cama para que pudesse se deitar dentro do Leaf.
Não foi sua primeira viagem extrema: ele foi o primeiro homem a visitar os Polos Norte e Sul no mesmo ano, e sozinho! Embora tal façanha tenha garantido a ele um lugar no Livro dos Recordes, sua verdadeira recompensa é salvar o planeta e tornar o mundo em que vivemos melhor para todos. Inclusive, ele criou uma fundação que auxilia jovens com deficiência, ajudando-os a viajar até as regiões polares e até a participar de expedições reais.
“Para mim, a jornada não é simplesmente chegar ao meu destino, mas fazer mudanças simples e notáveis para tornar o mundo mais sustentável.”
Mais oportunidades para conectar e aprender
Embora percorrer toda essa distância em um veículo 100% elétrico traga alguns desafios únicos, também oferece recompensas. O tempo necessário para recarregar seu Leaf deu a ele a oportunidade de passar algum tempo com as comunidades locais, aprender sobre elas e compartilhar a visão de viagens sustentáveis. Marek e seu Leaf viram tudo, de cidades modernas na Rússia, na China e no Japão até comunidades rurais na Sibéria e na Mongólia – inclusive algumas que nunca tinham visto um veículo elétrico antes.
E, embora as estradas, as condições climáticas, as línguas e as culturas fossem vastas e diversificadas, ele também encontrou um ponto em comum: a preocupação com o nosso planeta e o compromisso de criar um futuro melhor.
“As pessoas sabem que viajar longas distâncias em um veículo elétrico não é algo fácil, mas entendem que você se preocupa com o meio ambiente, então elas querem ajudar com eletricidade, comida, um lugar para ficar...”
“Veículos elétricos são tão silenciosos que até facilitam a viagem, é como meditar em movimento, deixando que apreciemos a vista e nos dando tranquilidade para pensar."
O parceiro de viagem perfeito
Outro ponto interessante: não foi necessário fazer quase nenhuma modificação no Leaf de Kaminski para encarar essa jornada lendária. Para conseguir recarregar o carro em diversos equipamentos e entradas, Marek usou um conjunto versátil de adaptadores personalizados.
O Leaf provou ser 100% confiável durante essa expedição, sem nenhum tipo de falha. Marek ressalta que o ProPilot – o assistente de direção da Nissan, projetado para ajudar os motoristas durante longas viagens na estrada e para auxílio de parada e arranque – ajudou a mantê-lo relaxado mesmo após várias horas ao volante.
Explorando mais e de forma mais inteligente
Embora essa jornada épica possa parecer uma viagem que se faz uma única vez na vida, Kaminski e o projeto No Trace Expedition estão se preparando para uma jornada ainda maior. Em 2019, ele planeja usar um veículo elétrico da Nissan em uma expedição global para compartilhar a visão e a realidade da sustentabilidade na vida e nas viagens. Novas tecnologias incríveis farão parte da aventura. Marek terá um protótipo de sistema de inteligência artificial que usará como copiloto, projetado não apenas para auxiliar na direção, mas para estudar situações climáticas globais.
A IA será um complemento de nível superior a um conjunto de habilidades que ele desenvolveu na primeira expedição – ele já dirigiu em tufões, tempestades de neve, temporais, entre outras condições adversas. E diz que a viagem de 16.000 quilômetros deu a ele 16.000 conhecimentos novos.
Pronto para sua própria expedição?
Embora o currículo de Marek permita que ele faça esse tipo de jornada com tranquilidade, ele diz que viagens sustentáveis são para todos – até mesmo uma grande aventura em um veículo elétrico. Seu conselho é: "Esteja preparado, mas não tenha medo". O segredo é planejar, planejar e planejar.
Com as redes sociais e a internet, é fácil encontrar outras pessoas interessadas e compartilhar ajuda e conhecimentos. Com um carro elétrico, você precisa ter alguns cuidados especiais para encontrar locais em que possa recarregá-lo (e não pode se esquecer de pensar em maneiras de pagar por isso!). Alguns locais exigem cartões especiais, que você precisará solicitar com antecedência. Pode parecer assustador, mas vale a pena! As recompensas de ver o mundo, as pessoas e o ambiente que todos compartilhamos superam os desafios.
Assim, sem usar sequer uma gota de gasolina, em lugares que talvez nunca tivessem visto um carro elétrico, Marek e seu Nissan Leaf criaram uma visão totalmente nova das viagens nas estradas. E, nesse processo, viram coisas simplesmente incríveis.
Confira esse carro elétrico da Nissan com mais alcance do que nunca
OUTROS QUE VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR