Exterior of concrete 3-d printed home in Austin Texas

Depois da ascensão das histórias de ficção científica e das inspiradoras conferências TED Talks, as casas impressas em 3D estão rapidamente se tornando uma realidade. Equipes de arquitetos, engenheiros e empresários desenvolveram máquinas personalizadas de impressão em 3D, projetadas especialmente para imprimir pequenas casas, camada por camada, em menos de um dia – e por uma fração dos custos tradicionais de construção.

Mas não se trata apenas de criar uma casa por um valor menor. Essas casas impressas em 3D podem ser personalizadas e projetadas de maneiras nunca vistas antes. Assim, elas não só são mais acessíveis, mas também podem alcançar um nível de design estético equivalente a algumas das casas “artesanais” mais caras do mundo. Antes de falarmos sobre alguns dos pioneiros dessa tecnologia, vamos contar um pouco mais sobre a história das casas em 3D.

Essas casas impressas em 3D podem ser personalizadas e projetadas de maneiras nunca vistas antes.

Essas casas impressas em 3D podem ser personalizadas e decoradas de formas nunca antes possiveis.

Exterior of concrete 3-d printed home in Austin Texas
Close up of  exterior view of concrete 3-d printed home in Austin Texas

De onde vieram as casas impressas em 3D?

Vamos voltar para a década de 50 para explorar a propagação inicial dessa tecnologia. Foi nessa época que o primeiro conceito de construtor robótico começou a surgir. É claro que, na época, as ferramentas disponíveis não permitiam que o conceito fosse concretizado em sua totalidade. O desenvolvimento da fabricação automatizada de edifícios inteiros usando técnicas de moldagem com formas deslizantes e montagem robótica de componentes, semelhantes à impressão em 3D, foi pioneiro no Japão nas décadas de 80 e 90. Isso acelerava o processo de construção, mas não proporcionava a liberdade de design que muitos desejavam.

Várias décadas depois, a tecnologia finalmente alcançou as visões da engenharia. A primeira casa habitável impressa em 3D foi construída em Nantes, na França, em abril de 2018. A Universidade de Nantes e o Laboratório de Ciências Digitais de Nantes desenvolveram a casa com cinco quartos, e uma máquina chamada Batiprint3D construiu toda a estrutura em apenas 18 dias. Foi isso que deu início ao amadurecimento da tecnologia, bem como à corrida para comercializá-la em todo o mundo.

Por que as casas impressas em 3D estão ficando mais populares agora?

Ter abrigo é uma das necessidades humanas mais básicas, mas, de acordo com as Nações Unidas, mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo vivem em moradias precárias. Estamos falando de casas mal-acabadas ou deterioradas, reforçadas com sucata e sustentadas por pavimentos inacabados ou imundos.

É um problema sério e cada vez maior, e os métodos tradicionais de construção não estão preparados para lidar com ele. Felizmente, algumas empresas visionárias estão recorrendo à impressão em 3D para ajudar a aliviar essa crise habitacional. E há uma em particular com um objetivo muito ambicioso.

Interior of concrete 3-d printed home in Austin texas

Ter abrigo é uma das necessidades humanas mais básicas, mas, de acordo com as Nações Unidas, mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo vivem em moradias precárias.

Trabalhando juntos em rumo a uma solução acessível

A New Story, uma organização sem fins lucrativos com sede em São Francisco, pretende usar essa tecnologia transformadora para construir comunidades inteiras de casas impressas em 3D que, além de esteticamente agradáveis, serão extremamente acessíveis. A organização planeja trabalhar diretamente com cada comunidade para levar em consideração o maior número possível de necessidades locais.

Como as casas são construídas usando um software, é possível oferecer diferentes opções de projeto, de acordo com o tamanho de cada família. Começando com um grande passo, eles planejaram construir uma comunidade inteira de casas impressas em 3D na América Latina em 2019. Se você acha um projeto ambicioso, é porque não conhece o currículo dessa organização. Eles já construíram mais de 850 casas da forma tradicional na Bolívia, em El Salvador e no Haiti. Além disso, já financiaram mais de 1.400 casas no mundo todo. Podemos, então, dizer que eles têm toda a experiência necessária para esse grande projeto. Mas um grande obstáculo precisava ser superado. Embora a New Story tivesse muita força de vontade, ainda precisava de todo o poder da engenharia.

Uma parceria baseada em uma paixão compartilhada

ICON, a mente da engenharia por trás de uma engenhosa impressora 3D que constrói as paredes de uma casa com camadas individuais de concreto, era a parceira perfeita. A New Story disse o seguinte sobre a ICON: “Um ano atrás, a tecnologia de que precisávamos não existia. Foi quando começamos a trabalhar com a ICON, a fim de criar uma solução para um problema aparentemente impossível de resolver”. O incrível resultado? A Vulcan, uma impressora 3D projetada para imprimir uma casa por até US$ 4.000 em menos de 24 horas.

E está claro, pelo que disse Jason Ballard, cofundador e CEO da ICON, que as duas parceiras pensam da mesma forma. "Nossa missão na ICON é reimaginar a abordagem da construção de casas e disponibilizar moradias acessíveis e dignas para todos, em qualquer lugar do mundo."

Esse tipo de mentalidade compartilhada, junto com a motivação e a ambição da New Story e da ICON, está impulsionando o projeto na América Latina – e, provavelmente, muitos outros projetos virão.

Exterior of concrete 3-d printed home in Austin Texas

Imprimir uma comunidade é só o começo

Se seu primeiro projeto de impressão em 3D de larga escala ocorrer conforme o planejado, a New Story pretende adotar a impressão em 3D em 100% de seus projetos. A equipe planeja traçar rotas para levar as impressoras de comunidade em comunidade pelos países ao redor do mundo. Eles também estão dispostos a compartilhar a tecnologia com outras pessoas como uma forma de acelerar o processo.

Já pensou? Com o rápido avanço dessa tecnologia, há uma boa chance de que um dia, num futuro próximo, você se sente com um arquiteto, projete a casa dos seus sonhos em um computador e se mude para ela já no dia seguinte.

tk

OUTROS QUE VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Nissan Pike Cars

Carros da Nissan Pike: clássicos destemidos, divertidos e inesquecíveis

#Design

Nissan LEAF in city with driving sensor graphics

Conheça Hiroshi Ishiguro, o homem que torna a I.A. mais humana

#Design