O PÚBLICO RECEBE O NISSAN BE-1
Design de Carro Retrô para um Futuro Idealista Carros da Nissan Pike: clássicos destemidos, divertidos e inesquecíveis
Design retrofuturista, aparência irresistível e enormes filas de compradores tentando ser o primeiro a conseguir um. Não se trata do smartphone mais moderno do mundo – embora sejam bem compactos –, mas dos veículos produzidos pela Pike Factory da Nissan. Embora esses carros não sejam tão vistos no mercado hoje, eles são uma lenda desde 1985.
Impulsionado por uma economia em expansão e uma visão otimista do futuro, o design japonês
começou a abrir as portas – de embalagens a eletrônicos e muito mais. Foi nesse clima que a Nissan tentou criar um veículo inovador e levou o desafio a uma equipe especial de designers internos e independentes na recém-criada Pike Factory.
Design incrivelmente moderno com um toque de nostalgia
A equipe da Pike decidiu fugir dos projetos mais conservadores produzidos pela indústria em geral. Em vez disso, a equipe desenvolveu ainda mais o conceito de “Nostálgico Moderno”, que seria o princípio norteador no desenvolvimento do Be-1, bem como dos outros carros da Pike.
O Be-1 traria diversão e emoção, afastando-se do design tradicional dos veículos da época. A equipe da Pike acreditava ter um veículo que seria sucesso
imediato, mas primeiro precisava provar que valia a pena tirar o projeto do papel e levar às linhas de produção.
Trazido ao mundo no 26º Salão do Automóvel de Tóquio em 1985, o Nissan Be-1 causou um grande impacto. Em vez de seguir os padrões mais comuns de design, o Be-1 foi inspirado nos veículos mais redondos e compactos do passado. Era pequeno, elegante, cheio de curvas e, convenhamos, simplesmente uma gracinha. Os compradores japoneses ficaram loucos, e a resposta imediata do público foi tão positiva que a Nissan não podia ignorá-la.
Quando a produção do Be-1 foi iniciada em 1987, estava limitada a um lote de 10 mil unidades. A Nissan recebeu tantas pré-encomendas que todos os potenciais compradores foram colocados em um sistema de loteria. Para ajudar a saciar a demanda, uma versão com teto de vinil foi lançada no fim do ano e, é claro, também esgotou imediatamente.
LIDERANDO
UM NOVO MOVIMENTO NO DESIGN DE AUTOMÓVEIS
A Nissan tinha um conceito vencedor em suas mãos e alocou mais projetos à mesma equipe da Pike. Na verdade, o nome "Pike" foi escolhido em homenagem à lança medieval para transmitir a ideia de liderança de um novo design de ponta. E, assim, a Pike Factory criou o Nissan Pao, o Figaro e o S-Cargo.
Embora eles sempre tenham sido concebidos como uma série limitada, a Nissan aumentou a produção do próximo carro da Pike, Nissan Pao, produzindo mais de 50 mil deles. Mesmo assim, eles esgotaram em três meses de pré-encomenda. Com teto de vinil, o Pao foi projetado com espírito aventureiro e toques retrô por dentro e por fora. Embora tenha sido produzido até o início dos anos 90, ele se sentiria em casa em qualquer exposição de carros clássicos.
Figaro nos leva de volta ao futuro
Em 1991, o Pao foi acompanhado pelo Nissan Figaro. O Figaro continuou trazendo inovações à indústria automotiva, começando com uma equipe de desenvolvimento composta predominantemente por mulheres. Enquanto o Be-1 e o Pao foram projetados com estilo anos 50, o Figaro se inspirou no Datsun Roadster de 1935 e na moda art déco dos anos 30.
Conversível de corpo fixo que a Nissan comercializou no Salão do Automóvel de Tóquio descaradamente com o slogan “De volta para o futuro”, o Figaro apresentava recursos-padrão, como estilo de inspiração europeia, assentos de couro e um tocador de CD no painel. O Figaro era uma mistura de luxo clássico e tecnologia de ponta. Como você já deve ter deduzido, todas as 20 mil unidades foram vendidas antes mesmo que o primeiro deles pegasse a estrada. Se você não conseguiu comprar um, é uma pena, pois a Nissan se manteve firme e produziu o Figaro por apenas um ano.
S-Cargo, o carro-caracol
Para não deixar a diversão de lado no setor comercial, a Pike Factory projetou o que se tornaria um dos veículos mais lendários da Nissan – não por sua proeza nas pistas, mas por seu estilo verdadeiramente único.
Quando o Nissan S-Cargo chegou ao mercado, em janeiro de 1989, trouxe um toque de excentricidade ao segmento de veículos comerciais. Seu nome era um trocadilho com a palavra "escargot", já que o veículo foi projetado em formato semelhante ao de um caracol, e seu bagageiro, com mais de 120 centímetros de altura, permitia que bastante coisa fosse carregada ali. Também há detalhes menores e mais peculiares, como uma bandeja removível – é isso mesmo, uma bandeja removível –, um painel semelhante a uma mesa e tapetes com estampa de caracol.
Embora sua aparência excêntrica tenha dividido opiniões, hoje o Nissan S-Cargo é bem raro e difícil de encontrar.
A busca por carros da Pike por clubes de colecionadores continua
Quando os carros da Pike foram disponibilizados para exportação, começaram a aparecer com mais frequência nas estradas americanas, britânicas e europeias. Somente no Reino Unido, há mais de 3.000 Figaros ativos registrados. Com uma produção de apenas 20 mil unidades, os proprietários britânicos detêm 15% de todos os Figaros já fabricados. Portanto, é compreensível que o Reino Unido tenha um dos maiores clubes de Figaro do mundo.
Mesmo que os carros da Pike tenham sido disponibilizados para importação nos Estados Unidos apenas alguns anos atrás, eles foram recebidos com grande entusiasmo. Não é impossível encontrar um carro da Pike à venda na internet, mas com um número tão limitado de unidades, os veículos estão novamente com uma alta demanda.
Os carros da Pike têm um lugarzinho especial no coração dos entusiastas que apreciam seu estilo único e o otimismo que eles transmitem. Uma nova geração de motoristas começou a descobri-los agora, enquanto uma nova geração de curiosos tenta descobrir exatamente de que década essas preciosidades atemporais vêm.
Fora da caixinha
Os carros da Pike marcaram a primeira vez em que a Nissan trouxe um design pioneiro, permanecendo fiel ao conceito inicial sem titubear. Para isso, a Nissan buscou novos métodos de produção, como usar resina termoplástica moldável pela primeira vez para criar as formas arredondadas icônicas de cada veículo.
Para facilitar a produção de um pequeno lote, a Nissan teve que otimizar todo seu processo de planejamento e produção. Usando peças já disponíveis e empregando novos materiais, a Nissan conseguiu concluir a produção do Be-1 em um ano, passando do papel para os salões em metade do tempo levado para qualquer outro veículo.
Impressões duradouras
Os processos inovadores e a estética de design curvilíneo desenvolvidos pela Nissan causaram uma impressão duradoura na indústria automotiva como um todo. Nos anos 90, linhas mais suaves começaram a substituir os contornos acentuados em todos os modelos, de carros esportivos a sedans familiares. Hoje, você ainda encontra um pouco dessa magia em veículos como o Nissan March e o Micra.
Se ficar de olho, pode ser até que você veja um carro da Pike parado ao seu lado no próximo sinal vermelho. Algumas coisas simplesmente nunca saem de moda.
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