Seu colega de trabalho aparece vestindo uma camiseta legal na segunda-feira, então você pergunta onde ele a comprou. Com apenas alguns minutos no computador ou no celular, você pode ter a mesma camiseta chegando na porta de sua casa já na sexta-feira. Nesse cenário, copiar a camiseta do seu colega nem é o maior problema. No entanto, pesquisas sobre a indústria da moda rápida mostram que nossa necessidade de satisfação imediata com roupas tem um alto custo humano e ambiental.

Felizmente, com força de vontade e um pouco de esforço, você pode ser gentil com o planeta e ainda ter roupas dignas de serem compartilhadas nas redes sociais.

 

Couple in dress and tuxedo

AQUI VÃO ALGUMAS DICAS DE COMO SER SUSTENTÁVEL SEM PERDER O ESTILO:

COMPRE DE FORMA RESPONSÁVEL

1. Pense bem no seu carrinho de compras. Quando compramos roupas baratas que estão na moda por impulso, contribuímos para um sistema supérfluo que está prejudicando o meio ambiente. Tente comprar de forma tradicional, sem aderir às modinhas.

2. Invista em peças duráveis e atemporais. Faça com que os materiais e a mão de obra usados em suas roupas valham a pena.

3. Para eventos, opte pelo aluguel de trajes. Não há motivo para gastar uma fortuna em uma roupa que será usada por apenas uma noite. Além disso, você pode alugar roupas de grandes estilistas por uma fração do preço de venda.

4. Saiba quem fez suas roupas. Apoiar empresas com práticas de trabalho justas e uma missão de sustentabilidade transparente faz toda a diferença.

Close up of woman using sewing machine

CUIDE DELAS COM CARINHO

5. Trate suas roupas com cuidado. Use suas peças preferidas por muito mais tempo – basta remendar alguns furos e consertar a sola de alguns calçados. É muito mais acessível do que comprar itens novos e você ainda apoia a economia do seu bairro, seja contratando uma costureira ou um sapateiro.

 

Clothes hanging on clothesline

6. Lave menos e de forma consciente. Roupa suja = planeta mais limpo. Quando já tiver acumulado um bom tanto de roupas, lave com água fria e deixe que sequem penduradas. O simples fato de trocar a água quente pela fria pode reduzir pela metade o consumo de energia de uma lavagem.

7. Evite comprar roupas que só podem ser lavadas a seco. Se você realmente precisar da lavagem a seco, tente encontrar uma empresa com práticas ecológicas.

 

RECICLE DE FORMA ESTRATÉGICA

8. Não destrua nem jogue nada no lixo. Seus itens mais batidos merecem um fim melhor do que virar pano de chão – uma rápida pesquisa on-line mostrará as empresas de reutilização criativa mais perto de você. Por exemplo, algumas grandes empresas de calçados juntam tênis velhos e usam os materiais para construir coisas como pistas de corrida e playgrounds.

Woman taking picture of jacket with phone

9. Venda as roupas que não usa mais pela Internet. Existem vários aplicativos e comunidades on-line que facilitam o desapego e ainda rendem uns bons trocados. 

10. Troque roupas com seus amigos para renovar seu armário de graça. Talvez seu colega de trabalho esteja cansado daquela camiseta, por que não?

 

tk

OUTROS QUE VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Amsterdam arena at night

ESTÁDIO DE FUTEBOL USA BATERIAS REUTILIZADAS DO NISSAN LEAF PARA GERAR ENERGIA

#ESTILODEVIDA #NISSAN INTELLIGENT MOBILITY

Nissan LEAF chassis

NISSAN PLANEJA ELETRIFICAR O MUNDO

#Nissan Intelligent Mobility