BEM-VINDOS AO EMOCIONANTE MUNDO DO ABB FIA FORMULA E CHAMPIONSHIP

Fã de esportes? Fã de jogos? Entusiasta de carros elétricos? O ABB FIA Formula E Championship, uma categoria de automobilismo organizada pela FIA com carros monopostos movidos exclusivamente a energia elétrica que está entrando em sua quinta temporada, tem tudo para deixar todo mundo de queixo caído. O ar ao redor das corridas de Fórmula E é dominado pelos agudos sons de ficção científica dos poderosos motores 100% elétricos. A multidão participa do jogo, atuando nas redes sociais para dar ao seu motorista favorito um aumento de energia de 100 kJ. Os carros percorrem as ruas de grandes cidades com cenários de tirar o fôlego, desde Hong Kong até Paris e Nova Iorque.

O QUE HÁ DE DIFERENTE EM UM CARRO DE CORRIDA ELÉTRICO?

Os carros de corrida com emissão zero são parecidos com outros modelos de assento único, mas há grandes diferenças. Para iniciantes, não há motor de combustão interna. Em vez disso, a mesma bateria é fornecida a todas as equipes, e cada equipe desenvolve seu próprio projeto de motor, inversor e caixa de engrenagens. Como os motores elétricos fornecem torque de 100% instantaneamente, a aceleração desses carros de corrida é feroz. Os modelos redesenhados para a quinta temporada passarão de 0 a 100 km/h (62 mph) em menos de três segundos (2,8 segundos). Com uma velocidade máxima de mais de 280 km/h (174 mph), eles certamente proporcionarão muitas emoções nas ruas estreitas dos circuitos.

Em uma interessante reviravolta na estratégia tradicional do automobilismo, a próxima temporada de 2018/19 contará com uma zona de ativação que oferece acesso a 225 kW de potência – sendo que o kW é o equivalente elétrico do cavalo-vapor. Com 200 kW no modo de corrida padrão, não parece muito difícil escolher. No entanto, forçará as equipes e os pilotos a estudarem melhor a estratégia de corrida e o gerenciamento de energia.

"Os fãs não querem mais assistir ou acompanhar um esporte, eles também querem participar."



- Alejandro Agag, CEO da Fórmula E

Formula E racers on straightaway

OS FÃS PARTICIPAM DOS RESULTADOS

Outro aspecto único da Fórmula E: os espectadores participam da competição. Com o FANBOOST, os fãs usam as redes sociais para votar em seu piloto favorito. Os três mais votados recebem 100 kJ de energia extra. Embora os fãs comecem a votar seis dias antes da corrida, a votação fica aberta até os primeiros seis minutos da corrida, o que significa que os pilotos não saberão quem ganhará o prêmio até que estejam no meio da corrida.

Obviamente, as redes sociais são uma via de mão dupla. Mesmo que a recompensa seja um aumento de potência que pode permitir que um piloto ultrapasse seus rivais, os pilotos e as equipes tentam se envolver com os fãs sob uma nova perspectiva. Responder a perguntas dos fãs e publicar vídeos da equipe deixou de ser apenas marketing, podendo fazer toda a diferença em relação a quem levará o troféu para casa. Esse tipo de influência dos fãs pode estar colocando a Fórmula E na linha de frente de outra revolução: o nivelamento da relação entre os profissionais e os fãs.  

Uma plataforma de rede social que oferece aos fãs a oportunidade de participar do resultado também ajudou a Fórmula E a se conectar com um público jovem. Enquanto o automobilismo tradicional luta para atrair esse mesmo público, os fãs de 13 a 24 anos representam hoje 49% das interações na página da Fórmula E no Facebook.

Formula E race fans
Formula E racers enter turn

GHOST RACING: CORRIDA CONTRA PROFISSIONAIS EM TEMPO REAL

A natureza altamente tecnológica da Fórmula E está prestes a criar uma das experiências de corrida virtual mais realistas do mundo: o Ghost Racing. Pela primeira vez no mundo do automobilismo e em rumo ao início da próxima temporada, os jogadores poderão competir com os pilotos nas pistas usando um celular, tablet ou computador, e isso graças à telemetria em tempo real. Eles também podem salvar suas corridas e compartilhar com os amigos nas redes sociais.

Além da competição com os profissionais, o Ghost Racing traz alguns outros recursos intrigantes. Graças a uma renderização virtual do carro, das pistas e das cidades, os jogadores podem dirigir os carros dos profissionais, ver as ações, as habilidades e as táticas das equipes, e tudo isso em uma experiência incrivelmente real.

Será que as competições virtuais como o Ghost Racing poderiam ser um campo de treinamento virtual para futuros campeões? É mais possível do que se possa imaginar. A Nissan GT Sport Cup é uma competição de corrida virtual que está buscando a próxima geração de grandes jogadores de Gran Turismo, com um programa que oferece a milhares de entusiastas a chance de participar de um campeonato certificado pela FIA. 

TECNOLOGIA DAS PISTAS PARA AS ESTRADAS

Os jogadores não são os únicos beneficiados pela Fórmula E. As lições aprendidas nas pistas podem ajudar os engenheiros a tornar os veículos elétricos que dirigimos todos os dias mais emocionantes e eficientes. Na quinta temporada, os carros terão o dobro de alcance das baterias e serão mais rápidos e eficientes em termos de energia. Com a tecnologia assim, a todo vapor, pode ser apenas uma questão de tempo até que todos os carros pareçam naves espaciais.

tk

ESTE CARRO ELÉTRICO DA NISSAN TRAZ EMOÇÃO DO COMEÇO AO FIM DO SEU TRAJETO

Nissan LEAF on bridge in city

NISSAN LEAF = 0% EMISSÃO, 100% DIVERSÃO

OUTROS QUE VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Nissan Formula E racer

NISSAN É A PRIMEIRA MONTADORA JAPONESA A ENTRAR NA FÓRMULA E

#ESPORTES #Nissan Intelligent Mobility

Nissan LEAF chassis

NISSAN PLANEJA ELETRIFICAR O MUNDO

#Nissan Intelligent Mobility