De varandas teladas a hotéis flutuantes, nosso desejo de estar em meio à natureza
sem sair do conforto do abrigo é uma tensão duradoura.

A necessidade de abrigo é milenar, mas o luxo de convidar a natureza para dentro
de casa é resultado dos avanços do início do século XX, que trouxeram metais
duráveis e vidros resistentes. Esses novos materiais deram aos arquitetos
inovadores exatamente o que eles precisavam para integrar radicalmente o mundo exterior às nossas áreas de habitação. O ápice desse movimento encontrou expressão no estilo moderno de meados do século, principalmente nos Estados Unidos.

Frank Lloyd Wright foi um dos primeiros arquitetos americanos a repensar casas de
estilo bunker com poucas janelas e nos aproximar do mundo externo. Inspirado em
como a cultura japonesa integrou a natureza aos interiores, ele buscou unir o
interior ao exterior com Prairie School, um progressivo estilo arquitetônico americano que rejeitava os projetos gregos e romanos mais formais da Europa. Durante as duas primeiras décadas do século XX, Wright promoveu o que chamou de "arquitetura orgânica". Essa era a ideia radical de que a casa deveria celebrar a paisagem circundante, e não
contrastar com ela.

A casa deve celebrar a paisagem circundante, e não contrastar com ela.

Mid-century modern home interior

O Estilo Internacional, da década de 20, deu um passo adiante, deixando para trás ornamentos e cores, mas favorecendo linhas suaves e simplicidade. O design moderno de meados do século viu esses ideais em sua máxima expressão. Paredes foram quebradas e deram lugar a plantas abertas e amplas janelas, unindo o refúgio do lar às maravilhas da natureza.

Como uma metrópole em rápido crescimento nas décadas de 30 e 40, Los Angeles, Califórnia, tornou-se uma zona de experimentação para arquitetos, que eram atraídos pelos espaços abertos, pela crescente necessidade de habitação e pela disponibilidade de materiais industriais.

Vejamos duas casas modernas de meados do século em Los Angeles.

Neutra VDL studios and residences penthouse
Foto de David Hartwell

Neutra VDL Studios and Residences – Silver Lake, Los Angeles, California

Um arquiteto em início de carreira deve ter uma casa simplesmente extraordinária.
Em 1932, Richard Neutra projetou sua casa em estilo aberto, mas privado, com vistas deslumbrantes. Localizada em um pequeno lote de 18 m por 20 m, a casa tem dois andares, vidro em abundância, um espelho d’água, um porão e uma cobertura com vista para Silver Lake Meadow e Reservoir, que ficam nas proximidades. A escada serve como um eixo até os pequenos cômodos de cada andar. As cores e os tons são neutros e há poucos móveis. Tudo isso enche seus de luz, ar, espaço e água. Embora a casa original tenha sido destruída por um incêndio em 1963, Neutra e seu filho a reconstruíram. Ficou interessado? Vá até lá, a casa e o estúdio são abertos ao público! Para mais informações, acesse neutra-vdl.org

Neutra VDL studios and residences exterior
Foto de David Hartwell

Case Study House #22 - Hollywood Hills, Los Angeles, California

Em 1957, CH “Buck” e Carlotta Stahl contrataram um jovem arquiteto para projetar a casa dos seus sonhos. Construída com vidro, aço e concreto em uma colina precária, a Stahl House se tornou uma obra de arte autoral. Também fez parte do programa Case Study House, uma iniciativa da revista Arts and Architecture que contratava grandes arquitetos para criar modelos de casas baratas como resposta ao boom imobiliário que estava acontecendo nos EUA.

...uma sala de estar que parece flutuar sobre a cidade.

Stahl House Los Angeles

No topo das colinas de Hollywood, a localização complicada é compensada pelas vistas espetaculares das montanhas, do centro de Los Angeles e do Oceano Pacífico. O design minimiza qualquer coisa que possa estar entre você e as vistas circundantes, com paredes de vidro em três lados e, graças a uma base engastada, uma sala de estar que parece flutuar sobre a cidade. O design ousado e a localização peculiar tornaram a Stahl House um ícone modernista.

Exibida em filmes, programas de televisão e ilustrações, a casa também se tornou um monumento de Los Angeles. Seu espaço na cultura americana foi ainda mais consolidado em 2013, quando foi incluída no Registro Nacional de Lugares Históricos.

A Case Study House #22 ainda pertence à família Stahl e é aberta para visitas. Para mais informações, acesse stahlhouse.com.

tk

OUTROS QUE VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Nissan IMx KURO exterior overhead

O CONCEITO IMX KURO TRAZ O MUNDO EXTERNO PARA DENTRO DO VEÍCULO, ALÉM DE OUTRAS IDEIAS OUSADAS

#Design #Nissan Intelligent Mobility

Nissan Crossing exterior of building

TUDO ACONTECE NA NISSAN CROSSING

#Nissan Intelligent Mobility #Design