Patrocínio da Nissan aos Jogos Rio 2016: Um Sucesso Absoluto

  • Patrocínio eleva a participação da empresa no mercado brasileiro
  • A hashtag Nissan #QuemSeAtreve (#WhoDares) é a terceira mais utilizada nas Olimpíadas, superando todos os outros patrocinadores globais

Rio de Janeiro, Brasil – Com o aumento da participação no mercado brasileiro, passando pelo sucesso do lançamento do seu novo crossover global, o Nissan Kicks, até o forte engajamento do consumidor pela marca, a Nissan confirmou hoje que o patrocínio aos Jogos Olímpicos Rio 2016 foi um sucesso absoluto.

A Nissan, por meio do seu patrocínio aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, quer aumentar a visibilidade da marca no Brasil e na América Latina, realizando o lançamento mundial do seu novo veículo – é a primeira vez que a empresa realiza uma iniciativa dessas no Brasil, deixando um legado duradouro ao país anfitrião. Com base nisso, abaixo estão alguns resultados e destaques do patrocínio da Nissan durante as duas primeiras semanas dos Jogos:

• Aumento de um ponto percentual de market share da Nissan no Brasil desde o início dos Jogos para 3,5%
• 2,4 bilhões de impressões no Twitter para a hashtag específica da Nissan nas Olimpíadas (fonte: Sysomos)
• Nissan ocupa o 1º lugar no ranking em impressões entre todas as plataformas sociais da categoria automotiva durante os Jogos Olímpicos (Fonte: Origami Logic)
• A hashtag da Nissan #QuemSeAtreve (#WhoDares, em Inglês) tornou-se a terceira com maior engajamento entre todas as marcas, apenas atrás da Coca Cola, e à frente de todos os outros patrocinadores globais. O resultado é ainda mais impressionante considerando que a Nissan é um patrocinador local no Brasil (Fonte: Adweek)
• As iniciativas da Nissan apenas durante o período dos Jogos Olímpicos geraram mais de 4.000 reportagens em todo o mundo – sendo mais de 500 no Brasil -, contabilizando mais de 15 bilhões de interações na mídia (Fonte: Meltwater)
• Nissan ocupa o 4º lugar no ranking de todas as empresas associadas aos Jogos (Fonte: Adweek)
• Mais de 2.000 pré-reservas de compra do Nissan Kicks, ação realizada em junho, através de um sistema de registo on-line inédito no Brasil
• Cerca de 9 milhões de visualizações da campanha Bolt vs Flame , lançada por conta dos Jogos
• Até a presente data, os atletas de todo o mundo que formam o Time Nissan conquistaram 24 medalhas nos Jogos Rio 2016 e os times dos países que a Nissan patrocina conquistaram 91 medalhas. A Nissan apóia os times olímpicos Brasileiro, Britânico, Mexicano, Colombiano e Grego, assim como, patrocina 51 atletas – incluindo o velocista jamaicano Usain Bolt, além de atletas do Brasil e da Grã-Bretanha – nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

"Nossos esforços para aumentar a consistência da marca Nissan no Brasil e impulsionar as vendas do Nissan Kicks corroboram a nossa decisão de patrocinar os Jogos do Rio, e proporcionarão um efeito duradouro no mercado", diz François Dossa, Presidente da Nissan do Brasil. "Estamos entusiasmados com o impacto que nosso patrocínio teve em toda América Latina e nos fãs ao redor do globo. Esta iniciativa tem sido uma grande vitória para a Nissan e estamos animados com a oportunidade de dar continuidade a esse momento na região".

A Nissan também teve sucesso com suas múltiplas ativações pelo Brasil.

• Mais de 8.000 pessoas visitaram o Live Site da Nissan no Parque Olímpico 
• O bungee jump da Nissan no Boulevard Olímpico funcionou a todo vapor, e deu a chance a mais de 1.000 pessoas de saltarem, reunindo multidões para assistir os atrevidos em ação.
• Com objetivo celebrar a cultura brasileira, as festas na cobertura do Hotel Nissan Kicks atraíram mais de 1.500 convidados, sempre atingindo a capacidade máxima da lotação do espaço.
• A Nissan recebeu 1.100 convidados vindos de 20 países diferentes ao longo dos Jogos em seu Hotel Nissan Kicks.

Ativações Olímpicas da Nissan

  • Frota Olímpica: Como patrocinador automotivo oficial dos Jogos Rio 2016, a principal iniciativa da Nissan foi o fornecimento de 4.200 veículos a serem utilizados como Frota Olímpica oficial, por ocasião dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e dos revezamentos das tochas Olímpica e Paralímpica pelo Brasil.
  • Nissan Kicks: O veículo oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 foi lançado no Brasil junto com a abertura dos Jogos. Esta é a primeira vez que a Nissan realiza o lançamento global de um veículo na América Latina. O modelo depois será comercializado em mais de 80 países ao redor do mundo. O Kicks foi desenvolvido para refletir a cultura vibrante, o estilo e as cores do Brasil.
  • Hotel Nissan Kicks: Na praia de Copacabana, o badalado Nissan Kicks Hotel é o único totalmente customizado por uma marca, exibindo a assinatura da Nissan no seu interior e exterior, tematizado para os Jogos e com festas na cobertura em parceria com a Universal Music e a Vogue Brasil. As festas celebraram a cultura brasileira e trouxeram artistas conceituados que se apresentaram na Cerimônia de Abertura das Olimpíadas. A Nissan também promoveu coletivas de imprensa com atletas olímpicos e com os pais de Usain Bolt, Wellesley and Jennifer.
  • Live Sites Olímpicos: Uma das principais atrações do Live Site Olímpico da Nissan foi um bungee jump de 40 metros de altura, no Boulervard Olímpico, e outras atrações como a "Nissan Kicks House" no Live Site do Parque Olímpico da Barra, onde o público teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a tecnologia da empresa, visitar a área exclusiva onde é exibida a Tocha Olímpica e participar de jogos relacionados ao recém-lançado Nissan Kicks.
  • BladeGlider e SOFC: Revelado pelo CEO Mundial da Nissan, Carlos Ghosn, no Rio, no dia 4 de Agosto, a Nissan promoveu exibições do seu carro elétrico esportivo de alta performance, BladeGlider, e revelou pela primeira vez no mundo o protótipo de veículo movido por uma Célula de Combustível de Óxido Sólido (SOFC) que funciona através de energia elétrica gerada por bioetanol.
  • Usain Bolt, Diretor Global de Excitement da Nissan: Bolt é apresentado em uma campanha digital em que é desafiado a correr contra um novo e inesperado adversário: o fogo. Um par de mini-documentários apresentam Bolt competindo com o fogo. No filme, Bolt aparece dirigindo o seu Nissan GT-R na cor "Bolt Gold," que foi exclusivamente desenvolvida em sua homenagem. A Nissan também criou o "Happy Bolt Day", um movimento nas redes sociais, conduzido pelos fãs, para celebrar o 30º aniversário do multicampeão olímpico.
  • Time Nissan: A Nissan tem orgulho de patrocinar os Times Olímpicos do Brasil, Grã-Bretanha, México, Colômbia e Grécia. A Nissan também criou, em 2012, o "Time Nissan", que tem como objetivo patrocinar talentos olímpicos e paralímpicos no Brasil. Desde então, a Nissan tem apoiado 31 atletas com programas de treinamento e orientação liderados por ícones do esporte como Hortência Marcari, medalhista olímpica do basquete brasileiro, e Clodoaldo Silva, um dos mais respeitados medalhistas paralímpicos de todos os tempos.

Contribuindo para a transformação social no Brasil

  • Através do Instituto Nissan, a empresa apóia a Associação Miratus, uma instituição sem fins lucrativos que promove desenvolvimento social por meio da educação e do esporte (com foco no badminton) para os jovens da Comunidade do Morro do Chacrinha, no Rio de Janeiro. O Miratus foi criado por Sebastião Dias de Oliveira, pai de Ygor Coelho, atleta do Time Nissan, que se tornou o primeiro brasileiro a competir em badminton numa Olimpíada. Ygor é o protagonista do documentário inspirador "Não deixe a Peteca cair".
  • A empresa também é apoiadora de um projeto de grande transformação social e urbana no Caju, área localizada no Rio de Janeiro. Por meio de uma parceria entre a Nissan Brasil e a Fundação Gol de Letra, a Associação atua nas áreas social e educacional, oferecendo oportunidade de aprendizado e orientação a mais de 800 crianças e adultos através do programa: "Caju: Um novo Olhar". A Gol de Letra é presidida pelo ex-jogador de futebol Raí de Oliveira, conceituado internacionalmente.
  • Inspirado nas atletas femininas que competem no Rio e em apoio às mulheres de todo o mundo, a Nissan idealizou um desdobramento de sua campanha #QuemSeAtreve lançando a ação #ElaSeAtreve dentro e fora da sua plataforma social.

 

# # #

Nissan no Brasil
A Nissan, uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, está presente no Brasil desde 2000 e opera hoje com mais de 160 concessionárias em todos os estados do País. A empresa produz automóveis na fábrica da Aliança Renault Nissan, em São José dos Pinhais, no Paraná, desde 2002, e investiu R$ 2,6 bilhões na construção de seu Complexo Industrial próprio em Resende, no estado do Rio de Janeiro. Esta unidade industrial foi inaugurada em abril de 2014 e tem a capacidade de produzir 200 mil carros e 200 mil motores por ano. Atualmente, a unidade industrial fabrica o Nissan March e o Nissan Versa e os motores flexfuel 1.0 12V e 1.6 16V.

A Nissan do Brasil é patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A parceria contempla o fornecimento de cerca de 4.200 veículos de diversos tipos que irão atender às necessidades dos Jogos e do Time Brasil. Além da parceria com o evento, a Nissan também patrocina o Revezamento das Tochas Olímpica e Paralímpica Rio 2016. A participação da Nissan nos Jogos Rio 2016 se dá, ainda, por meio do Time Nissan, programa de mentoria a 31 atletas brasileiros que buscam classificação e destaque nos primeiros Jogos Olímpicos e Paralímpicos sediados no Brasil. São mentores do grupo Hortência Marcari, maior ídolo do basquetebol feminino brasileiro, e Clodoaldo Silva, dono de 13 medalhas em Jogos Paralímpicos.

Nissan América Latina
A Nissan América Latina é uma unidade de negócios criada em janeiro de 2014 para acelerar o crescimento da companhia por meio de estratégias específicas voltadas para beneficiar os consumidores da região. A Nissan LATAM engloba 38 países e duas unidades de negócios: Nissan do Brasil e Nissan América Latina & Caribe (NLAC) e possui três subsidiárias: Brasil, Chile (desde janeiro de 2015) e Argentina (desde setembro de 2015), assim como empresas de vendas em outros mercados. Em 2014, a Nissan inaugurou no Brasil uma fábrica e um armazém de distribuição de peças em Resende e um estúdio de design no Rio de Janeiro.  

Nissan Motor Co. 
A Nissan é uma produtora de veículos mundial que vende mais de 60 modelos sob as marcas Nissan, Infiniti e Datsun. No ano fiscal 2015, a companhia vendeu mais de 5,4 milhões de veículos globalmente, gerando uma receita de 12,9 trilhões de ienes. A Nissan desenvolveu, produz e comercializa o veículo 100% elétrico mais vendido do mundo, o Nissan LEAF. A sede global da Nissan, em Yokohama, no Japão, gerencia as operações em seis regiões: Ásia e Oceania; África, Oriente Médio e Índia; China; Europa; América Latina e América do Norte. A Nissan tem uma força de trabalho global de 247,500 mil funcionários e é associada à fabricante francesa Renault, formando a Aliança Renault-Nissan desde março de 1999. Para mais informações sobre nossos produtos, serviços e compromisso com a mobilidade sustentável, visite nosso website: http://www.nissan-global.com/EN/.