Nissan desvenda o que desperta a paixão dos torcedores na nova temporada da Liga dos Campeões da UEFA

  • 'Índice de Entusiasmo da Nissan' revelou que os torcedores europeus estão mais empolgados com a estreia do Leicester City
  • Apesar de toda a empolgação, apenas 1% dos europeus acreditam que o time inglês novato tem chance de vencer a competição
  • Melhor Jogador da UEFA na Europa, Cristiano Ronaldo fica à frente de Lionel Messi como o jogador que mais contribui para a paixão pelo futebol

Rolle (Suíça) – Patrocinadora oficial da Liga dos Campeões da UEFA, a Champions League, a Nissan revelou os jogadores, times e momentos que mais contribuem para a paixão pelo futebol, com o início de mais uma temporada do torneio de futebol mais empolgante do planeta.

É a segunda vez que a fabricante faz um levantamento por meio de seu 'Índice de Entusiasmo da Nissan'. Desta vez o destaque está na estreia na competição do Leicester City, atual campeão da liga inglesa: é o momento mais esperado pelos torcedores europeus (50%). Entretanto, apesar de toda essa paixão, apenas 1% deles acredita que o Leicester City tem chance de conquistar o cobiçado troféu.

Na escolha dos três melhores jogadores do campeonato, Cristiano Ronaldo – que bateu o pênalti decisivo na final da última temporada em Milão e conquistou o título de Melhor Jogador da UEFA na Europa – também foi votado pelos europeus como o jogador mais empolgante (55%). Superou o rival Lionel Messi, jogador do Barcelona – e favorito em 2015 –, que ficou em segundo lugar na votação como o mais empolgante (45%). Em terceiro ficou Antoine Greizmann (33%), escolhido como melhor jogador do UEFA Euro 2016.

Após uma temporada agitada no mercado de transferências, a pesquisa feita com base no 'Índice de Entusiasmo da Nissan' também pediu que os europeus comentassem quais teriam sido as três principais movimentações mais empolgantes. A chegada de Álvaro Morata ao Real Madrid e a transferência de Gonzalo Higuaín para a Juventus empataram (40%) em primeiro. Logo em seguida aparece a mudança de Mario Götze do Bayern de Munique para o Borussia Dortmund, com 35%.

Já em termos de previsões para a temporada que se inicia, os europeus acreditam que o Barcelona (23%) vai levantar o caneco na final em junho de 2017, que será realizada na cidade galesa de Cardiff, superando seu rival Real Madrid, que obteve 19% dos votos.

Na temporada 2015-2016 da Liga dos Campeões da UEFA, o 'Índice de Entusiasmo da Nissan' apontou que os torcedores europeus consideram o futebol mais empolgante do que fazer sexo*. Já a pesquisa mais recente revelou que vencer o campeonato europeu é mais empolgante (29%) do que ficar noivo (26%), conquistar um diploma (24%), uma promoção ou aumento de salário (21%). A cada dez respondentes da pesquisa, um revelou que chegaria a não assistir ao nascimento do próprio filho para ir a um jogo da Liga dos Campeões da UEFA.

Durante esta temporada do campeonato a Nissan continuará a investigar a ciência por trás da paixão pelo futebol. Mantendo a parceria iniciada com a Universidade Loughborough na temporada 2015-2016, quando criou uma fórmula científica para explicar a paixão pelo futebol, a Nissan vai continuar a analisar dados sobre os jogadores, partidas e gols que nos fazem vibrar, explorando a ciência que está por trás da paixão dos torcedores com a equipe de pesquisadores em ciências do esporte da Universidade de Loughborough.

Jean-Pierre Diernaz, vice-presidente de marketing na Nissan Europa, comentou: "Nós da Nissan nos dedicamos a oferecer inovações empolgantes para todos. E isso nunca foi tão relevante como neste início da terceira temporada em que patrocinamos a Liga dos Campeões da UEFA. No decorrer dos próximos meses, queremos continuar contribuindo a estimular a paixão pelo futebol de forma inovadora por meio de nossa parceria com a Universidade de Loughborough. Além do trabalho realizado em torno da paixão pelo futebol, nos empenhamos em mostrar a paixão fora dos gramados, com o lançamento de novos modelos da Nissan que chegarão ainda neste ano. Do mesmo modo, também vamos incluir novos "engenheiros especialistas em entusiasmo" em nossa equipe, além de manter o uso de plataformas inovadoras nas mídias sociais para aumentar o engajamento dos torcedores. Estamos animadíssimos com o início de mais uma temporada que promete ser memorável".

Índice de Entusiasmo da Nissan 2.0 – Resumo dos principais resultados:

  • Os europeus concordam – Cristiano Ronaldo é o jogador mais empolgante
    • Em geral, os europeus apontam Cristiano Ronaldo (55%), Lionel Messi (45%) e Antoine Greizmann (33%) como os 3 jogadores mais empolgantes da última temporada da Liga dos Campeões da UEFA. Apesar de ter sido o favorito de 2015, com 69% dos votos, em 2016 a preferência por Lionel Messi esteve em declínio. Neste ano, o favorito foi Cristiano Ronaldo, que recentemente obteve o título de Melhor Jogador da UEFA na Europa.
    • No Reino Unido, aproximadamente metade dos respondentes (47%) consideram Gareth Bale o jogador mais empolgante (média de 25% na Europa), enquanto que 22% dos alemães consideram que Julian Draxler é o jogador mais empolgante (contra 7% da média europeia) e 1 a cada 4 (24%) espanhóis consideram que Luis Suárez é um dos jogadores mais empolgantes (contra 15% da média europeia).
  • A estreia do Leicester City é o momento mais esperado
    • Na temporada que se inicia, a estreia do Leicester City no campeonato é o momento mais aguardado pelos europeus – um a cada dois respondentes consideram este o momento mais empolgante (50%).
    • Mesmo assim, apenas 1% dos europeus acredita que o Leicester City tem chances de vencer o torneio.
    • Os torcedores franceses (50%) e espanhóis (47%) são os mais empolgados em relação à estreia do atual campeão Real Madrid.
    • Já os mais jovens que participaram da pesquisa – com idade entre 18 e 24 anos – são os que mais se emocionam quando ouvem o hino da Liga dos Campeões da UEFA pela primeira vez (55%), um índice quinze pontos acima da média.
  • Morata e Higuain – as transferências mais interessantes da temporada
    • Em geral, os europeus ficaram mais empolgados com a transferência de Álvaro Morata para o Real Madrid (40%) e de Gonzalo Higuain para o Juventus (40%).
    • Entretanto, os alemães não ficaram tão animados com estas transferências. O que não é uma surpresa, já que eles se interessam mesmo é pelos times de seu próprio país, como a transferência de Mario Gotze para o Borussia Dortmund (82%), e a chegada de Mats Hummels (81%) e Renato Sanches (67%) ao Bayern de Munique.
    • Na Itália, mais da metade dos respondentes disseram estar bastante animados com a chegada de Miralem Pjanic ao Juventus (57%) – um índice 36 pontos superior à média da Europa.
  •  Barcelona – o time campeão na final em Cardiff?
    • Os torcedores europeus acreditam que o Barcelona vai levar para casa o troféu da Liga dos Campeões da UEFA desta temporada (23%).
    • Entretanto, os alemães estão torcendo por seus próprios times, já que 45% acreditam que o Bayern de Munique vai ser o campeão (17% da média europeia), e 13% acham que o Borussia Dortmund tem maior chance de vencer (4% da média europeia).
    • Torcer pelos times do próprio país é uma tendência em todo o continente, pois 1 a cada 10 torcedores britânicos acham que o Arsenal será o vencedor desta temporada (10%), enquanto que um a cada cinco franceses acreditam que o Paris Saint-Germain será o time vencedor (20%), índices que estão acima da média europeia, em ambos os casos.

Além do futebol, a Nissan oferece avanços empolgantes nas áreas de tecnologia, engenharia e design, o que é demonstrado pelo veículo elétrico mais vendido do planeta, o Nissan LEAF, além do superesportivo Nissan GT-R.

 

# # #

NOTAS AOS EDITORES:

Pesquisa realizada pela empresa Norstat Ltd. com mais de 5.024 consumidores europeus a pedido da Nissan Europa em agosto de 2016 no Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha.

** Pesquisa realizada pela empresa Norstat Ltd. com mais de 5.000 consumidores europeus a pedido da Nissan Europa em fevereiro de 2016 no Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha.