Nissan comprova cientificamente momentos mais empolgantes da Liga dos Campeões da UEFA

  • Índice de Empolgação da Nissan, em parceria com a Universidade de Loughborough, comprova cientificamente que o  Barcelona é atualmente o time que mais desperta empolgação dos torcedores da Liga dos Campeões da UEFA;
  • Dani Alves, Alexis Sanchez e Lionel Messi figuram na lista dos '11 mais empolgantes' da fase de grupos;
  • Emocionante partida de 12 gols entre Borussia Dortmund e Legia Varsóvia em novembro é cientificamente considerada o 'jogo mais empolgante' desta temporada da Liga dos Campeões da UEFA até agora.

Rolle, Suíça – A Nissan e cientistas de ponta criaram uma fórmula que comprova oficialmente quais são os jogadores, equipes e partidas que mais despertam a empolgação dos torcedores da Liga dos Campeões da UEFA. Criado em conjunto com cientistas da Universidade de Loughborough, o Índice de Empolgação da Nissan é um método único que comprovou que o Barcelona é oficialmente o time de futebol mais empolgante da Europa.

POSIÇÃO CLUBE NOTA DE EMPOLGAÇÃO NA TEMPORADA:
  *com base na Fórmula do
Índice de Empolgação da Nissan
 Barcelona 57,2
Real Madrid 53
 Bayern de Munique 44,6
 Borussia Dortmund 36,5
Arsenal 32

Classificação dos 5 Times mais Empolgantes até a fase atual do campeonato
(cálculo realizado conforme a Fórmula do Índice de Empolgação da Nissan)

O Barça também aparece na escalação dos '11 mais empolgantes' da fase de grupos, que inclui a estrela do ataque Lionel Messi, o lateral do Juventus Dani Alves e o atacante chileno Alexis Sanchez, do Arsenal. As jogadas mais empolgantes de cada jogador são descritas em uma tabela, no final deste release.

No quesito de jogo mais empolgante do torneio até a fase atual, o Índice de Empolgação da Nissan também classificou a emocionante partida que terminou com 12 gols entre o Borussia Dortmund e o Legia Varsóvia, realizada em novembro.

POSIÇÃO PARTIDA NOTA DE EMPOLGAÇÃO NA TEMPORADA:
  *com base na Fórmula do
Índice de Empolgação da Nissan
Borussia Dortmund 8 x Legia Varsóvia 4
(MD5 – 22/nov.)
72,0
 Barcelona 4 x Manchester City  0
(MD3 – 19/out.)
55,7
 Borussia Dortmund 2 x Real Madrid 2
(MD2 – 27/set.)
44,1
Manchester City 3 x Barcelona 1
(MD4 – 1/nov.)
44
Real Madrid 2 x Borussia Dortmund 2
(MD6 – 7/dez.)
38,7

5 Partidas mais Empolgantes até a fase atual
(cálculo realizado conforme a Fórmula do Índice de Empolgação da Nissan)

Para desenvolver o Índice de Empolgação da Nissan, a Nissan – que é patrocinadora automotiva oficial da Liga dos Campeões da UEFA – e a Universidade de Loughborough coletaram e analisaram dados a partir de 'experimentos em tempo real' realizados com torcedores durante as partidas da Liga dos Campeões da UEFA, tendo como resultado a criação de uma fórmula cientifica para calcular os momentos mais empolgantes, baseados em ciência. A fórmula científica do Índice de Empolgação da Nissan* dá uma nota para a empolgação provocada nos torcedores, com base em dados colhidos durante a partida, como gols marcados, (incluindo o momento em que o gol foi feito), atuação de um jogador estrela, faltas cometidas e público presente.

Ao comentar sobre a volta da Liga dos Campeões da UEFA, Jean-Pierre Diernaz, Vice-Presidente de Marketing da Nissan Europa comentou que "Na temporada passada, comprovamos cientificamente que a Liga dos Campeões da UEFA desperta a paixão dos torcedores e, junto com a Universidade de Loughborough, estamos agora investigando estas emoções de forma mais profunda. Ao rastrear cientificamente os jogadores, times e jogadas mais empolgantes, a Nissan contribui para que a experiência dos torcedores seja a mais empolgante possível".

A Nissan também revelou qual foi o gol mais empolgante do torneio até agora: a jogada acrobática de Cenk Tosun para o Besiktas, em 23 de novembro. Escolhido por torcedores de todo o mundo, o "Gol da Semana" vai continuar na fase eliminatória, oferecendo a todos a oportunidade de votar nos gols mais empolgantes da Liga dos Campeões da UEFA. Ao votar, os torcedores são automaticamente cadastrados em um sorteio, para concorrer a uma série de prêmios. Participe em http://rt.nissan-uefa-champions-league.com/RT/en/nissan-uefa-champions-league/goal-of-the-week-game.html.

Classificação dos '11 mais Empolgantes' da rodada
(cálculo realizado segundo a Fórmula de Empolgação da Nissan e estatísticas da empresa Opta)*

Posição Jogador Clube Indicadores de empolgação
Goleiro Jan Oblak Atlético de Madri Saiu ileso em 4 partidas na rodada, levando apenas 2 gols das 19 tentativas que enfrentou.
Zagueiro
(lateral esquerdo)
Ludwig Augustinsson Copenhagen Além de fazer parte da defesa que saiu ilesa em 4 partidas, deu assistência a 3 gols e criou mais chances de gol (17) do que qualquer outro zagueiro.
Zagueiro
(central)
Mathias Jorgensen Copenhagen Fez o maior número de lançamentos na rodada (62).
Zagueiro
(central)
Raphael Varane Real Madri Único dos 3 zagueiros a marcar 2 gols e 88% de jogadas completadas de todas as defesas da rodada. Venceu 73% dos duelos contra adversários.
Zagueiro
(lateral direito)
Dani Alves Juventus

Ajudou atacantes a criar 14 oportunidades de chutes a gol – mais do que qualquer outro zagueiro nas rodadas.

Meio-campista Steven N'Zonzi Sevilha Apenas Marco Verratti conseguiu mais passes do que N'Zonzi (459). Também foi o 3º a completar mais passes no meio-de-campo adversário (288).
Meio-campista Danilo Pereira  Porto Fez 90% dos passes da rodada, com 84% de precisão.
Meio-campista Mesut Özil Arsenal Fez mais gols nesta temporada da Liga dos Campeões da UEFA (4) que em qualquer campanha anterior. Contribuiu para 7 gols na rodada.
Atacante Lionel Messi Barcelona Principal goleador da rodada (10); apenas Cristiano Ronaldo conseguiu marcar mais em uma rodada da competição (11, na temporada de 2015/16).
Atacante Alexis Sanchez Arsenal Criou mais oportunidades de marcar gol do que qualquer outro jogador do Arsenal.
Atacante Karim Benzema Real Madri Marcou 4 gols e foi o segundo a dar mais chutes a gol na rodada (12). É o 6º jogador que mais chutou a gol da lista dos 50 da Liga dos Campeões da UEFA.