Medalhistas Paralímpicos, Clodoaldo Silva e Dirceu Pinto emocionam funcionários da Nissan em visita à fábrica da empresa em Resende

Resende – O Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ) recebeu dois grandes personagens dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 nesta quarta-feira, 28 de setembro. Clodoaldo Silva, medalha de prata na natação, e Dirceu Pinto, medalha de prata na bocha adaptada, que fazem parte do Time Nissan, visitaram a planta de Resende e emocionaram os funcionários ao contarem suas trajetórias de superação na vida e no esporte.

Os atletas visitaram as instalações da fábrica e participaram de um encontro com funcionários da empresa, onde falaram sobre suas histórias. Mentor do Time Nissan, Clodoaldo Silva é conhecido como o Tubarão das Piscinas e acumula 9 medalhas de ouro Paralímpicas. No total, são 14 medalhas em Jogos, contando com a prata no revezamento misto 4x50m na edição Rio 2016.

"Acredito que os funcionários que estão aqui também passaram por dificuldades e momentos mais complicados em suas vidas, como todo brasileiro passa, e por isso, foi muito bom participar desse encontro. Que eles possam ter essa motivação que eu tenho todos os dias, que eles possam se inspirar nos atletas do Time Nissan e percebam que dificuldades existem, mas que tudo passa", concluiu o nadador.

Dirceu Pinto é dono de 5 medalhas Paralímpicas, sendo 4 de ouro. Sua última conquista foi a prata por equipes na categoria BC4 nos Jogos Rio 2016. "A visita à fábrica me impressionou muito, foi uma experiência bem marcante para mim, pois vi que a pessoa com deficiência pode sim estar inserida no mercado de trabalho, desde que o local esteja acessível e com espaço adequado, como é a fábrica da Nissan", disse Dirceu.

Para a operadora de produção da fábrica da Nissan, Caroline Braga, encontrar e conversar com os atletas foi um momento especial. "O exemplo de superação, a história de vida dos dois contagiou todo mundo e foi muito gratificante compartilhar essas experiências". Já para o supervisor da área de plástico, Genilson Silva, o encontro foi muito emocionante. "A lição que fica é da importância de lutar pela igualdade e estar sempre disposto a buscar melhores resultados nas competições e na vida".

Time Nissan

Contribuir para a formação dos atletas, indo além do simples patrocínio, é exatamente a proposta do Time Nissan, programa que foi criado em 2012 pela empresa para colaborar com a formação de atletas brasileiros.

Dos carros que foram cedidos aos programas de mentoria, coaching e os workshops – que já tiveram temas que vão além das questões de treinamento esportivo, como gestão financeira, direção segura e boas práticas de expressões corporal, verbal, visual e virtual –, a empresa busca estar sempre do lado do seu time como uma verdadeira parceira.

No total, são 31 atletas de diferentes esportes Olímpicos e Paralímpicos que são acompanhados por dois mentores que marcaram o esporte brasileiro: Hortência Marcari, maior jogadora brasileira de basquetebol de todos os tempos, e o nadador Clodoaldo Silva, dono de 14 medalhas em Jogos Paralímpicos.

Abaixo, a lista com o nome e o esporte de todos:

·  Adriana Araújo – Boxe: peso ligeiro (até 60kg) 
·  Aldemir Gomes – Atletismo: 200m e revezamento 4x100m 
·  Alessandra Marchioro – Natação 
·  Ana Marcela Cunha – Maratonas aquáticas 
·  Andressa Morais – Atletismo: lançamento de disco 
·  Caio Ribeiro – Canoagem Paralímpica
·  Darlan Romani – Atletismo: arremesso de peso 
·  Dirceu Pinto – Bocha Paralímpica 
·  Edênia Garcia – Natação Paralímpica 
·  Eleudis Valentim – Judô: até 52kg 
·  Evandro Júnior – Vôlei de praia 
·  Felipe Kitadai – Judô: até 60kg 
·  Graciele Herrmann – Natação 
·  Guilherme Toldo – Esgrima 
·  Isabel Swan – Vela 
·  Isabela Ramona – Basquetebol 
·  Jane Karla Rodrigues – Tiro com arco Paralímpico 
·  Jonathan Silva – Atletismo: salto triplo 
·  Jovane Guissone – Esgrima em cadeira de rodas 
·  Michele Ferreira – Judô Paralímpico: até 52kg 
·  Nivalter de Jesus – Canoagem velocidade 
·  Raphaella Galacho – Taekwondo: acima de 67kg 
·  Renata Decnop – Vela 
·  Renato Rezende – Ciclismo BMX 
·  Rosângela Santos – Atletismo: 100m, 200m e revezamento 4x100m 
·  Samuel Albrecht - Vela 
·  Squel Stein – Ciclismo BMX 
·  Susana Schnarndorf – Natação Paralímpica 
·  Terezinha Guilhermina – Atletismo Paralímpico: 100m, 200m e 400m 
·  Vitor Felipe – Vôlei de praia 
·  Ygor Coelho – Badminton

 

# # #

Nissan no Brasil
A Nissan, uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, está presente no Brasil desde 2000 e opera hoje com mais de 160 concessionárias em todos os estados do País. A empresa produz automóveis na fábrica da Aliança Renault Nissan, em São José dos Pinhais, no Paraná, desde 2002, e investiu R$ 2,6 bilhões na construção de seu Complexo Industrial próprio em Resende, no estado do Rio de Janeiro. Esta unidade industrial foi inaugurada em abril de 2014 e tem a capacidade de produzir 200 mil carros e 200 mil motores por ano. Atualmente, a unidade industrial fabrica o Nissan March e o Nissan Versa e os motores flexfuel 1.0 12V e 1.6 16V.

A Nissan do Brasil é patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A parceria contempla o fornecimento de cerca de 4.200 veículos de diversos tipos que irão atender às necessidades dos Jogos e do Time Brasil. Além da parceria com o evento, a Nissan também patrocina o Revezamento das Tochas Olímpica e Paralímpica Rio 2016. A participação da Nissan nos Jogos Rio 2016 se dá, ainda, por meio do Time Nissan, programa de mentoria a 31 atletas brasileiros que buscam classificação e destaque nos primeiros Jogos Olímpicos e Paralímpicos sediados no Brasil. São mentores do grupo Hortência Marcari, maior ídolo do basquetebol feminino brasileiro, e Clodoaldo Silva, dono de 13 medalhas em Jogos Paralímpicos.

Nissan Motor Co. 
A Nissan Motor Co., Ltd., a segunda maior fabricante japonesa de automóveis, está baseada em Yokohama, Japão, e faz parte da Aliança Renault-Nissan. Operando com mais de 247.500 funcionários em todo o mundo, a Nissan vendeu mais de 5,32 milhões de unidades e teve lucro de 11,38 trilhões de ienes (US$ 103,6 bilhões) no ano-fiscal de 2014. A Nissan produz uma ampla gama de mais de 60 modelos com as marcas Nissan, Infiniti e Datsun. A Nissan lidera a mobilidade em emissão zero no mundo, com as vendas do LEAF, primeiro veículo puramente elétrico de produção em série. É o modelo elétrico mais vendido da história, com quase 50% de participação no segmento de veículos emissão zero. Para mais informações sobre nossos produtos, servidões e compromisso com a mobilidade sustentável, visite nosso website: http://www.nissan-global.com/EN/.