Brasília recebe com festa o primeiro dia do revezamento da Tocha Paralímpica Rio 2016

Foto: Mateus e Daniel participam do revezamento da Tocha Paralímpica Rio 2016 em Brasília Crédito: Divulgação/Nissan

Brasília – Brasília viveu, nesta quinta-feira, o primeiro dia do Revezamento da Tocha Paralímpica Rio 2016. A cidade, que traz a mensagem da igualdade dentro do trajeto, não poderia ter começado essa viagem de maneira mais inspiradora. Mateus de Abreu, jogador de futebol americano, e Daniel Lino, criador de um projeto de Stand Up Paddle adaptado para cadeirantes, foram convidados pela Nissan para conduzir a chama paralímpica numa parada especial em um dos pontos turísticos da cidade: o Lago Paranoá.

"É muito gratificante estar aqui e poder dizer para mundo que a acessibilidade para todos é algo possível. Conduzir a Tocha é levar essa mensagem. Me sinto muito orgulhoso desse trabalho, de ter sido convidado pela Nissan e de poder ajudar a tantos cadeirantes", declarou Daniel, emocionado, ao lado de muitos dos seus alunos.

O projeto "Superação" surgiu em 2007, no Parque das Garças, local que Daniel se dedica a manter junto com amigos e familiares. A ideia veio depois que um cadeirante se interessou por fazer aulas na prancha. Atrevido, Daniel arriscou e não se arrepende: "Por aqui, já passaram mais de 50 cadeirantes. Eu faço o convite e incentivo para que venham muitos mais".

Mateus de Abreu nasceu com uma lesão medular congênita e sabe bem o que significa a palavra incentivo. Foi por causa da insistência de um grande amigo que ele começou a praticar o futebol americano, contrariando preocupações e seus próprios medos.

"O médico me liberou para determinadas posições do esporte e eu resolvi experimentar. O futebol americano mudou a minha vida. Acredito que carregar essa chama representa a esperança, a igualdade e nossas superações. O que eu posso dizer para todos é: arrisquem, se atrevam, não se limitem, porque vocês podem conseguir tudo o que quiserem".

Mais histórias em: http://nissannews.com/pt/rio-2016 
Fotos para download: http://nissannews.com/pt/rio-2016/photos?query

 

# # #

 

Nissan no Brasil
A Nissan, uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, está presente no Brasil desde 2000 e opera hoje com mais de 160 concessionárias em todos os estados do País. A empresa produz automóveis na fábrica da Aliança Renault Nissan, em São José dos Pinhais, no Paraná, desde 2002, e investiu R$ 2,6 bilhões na construção de seu Complexo Industrial próprio em Resende, no estado do Rio de Janeiro. Esta unidade industrial foi inaugurada em abril de 2014 e tem a capacidade de produzir 200 mil carros e 200 mil motores por ano. Atualmente, a unidade industrial fabrica o Nissan March e o Nissan Versa e os motores flexfuel 1.0 12V e 1.6 16V.

A Nissan do Brasil é patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A parceria contempla o fornecimento de cerca de 4.200 veículos de diversos tipos que irão atender às necessidades dos Jogos e do Time Brasil. Além da parceria com o evento, a Nissan também patrocina o Revezamento das Tochas Olímpica e Paralímpica Rio 2016. A participação da Nissan nos Jogos Rio 2016 se dá, ainda, por meio do Time Nissan, programa de mentoria a 31 atletas brasileiros que buscam classificação e destaque nos primeiros Jogos Olímpicos e Paralímpicos sediados no Brasil. São mentores do grupo Hortência Marcari, maior ídolo do basquetebol feminino brasileiro, e Clodoaldo Silva, dono de 13 medalhas em Jogos Paralímpicos.