Atrevida aos 106 anos de idade, Vovó Iaiá é a pessoa mais velha a conduzir a Tocha Olímpica Rio 2016

Foto: Aida Mendes conduz a Tocha Olímpica em Macapá Crédito: Nissan/Divulgação

Macapá – Macapá conheceu a condutora da Tocha Olímpica mais velha da história. Convidada da Nissan, dona Aida Mendes, de 106 anos (em novembro 107), conduziu a Tocha Rio 2016 no Marco Zero da cidade, por onde passa a Linha do Equador, que divide o hemisfério Norte do Sul e acendeu a pira no palco montado no local. "Posso dizer que sou atrevida, sim", disse dona Aida, que aos 100 anos saltou pela primeira vez de paraquedas. Ela já repetiu o feito por mais cinco vezes ao lado do neto Vavá, seu grande incentivador.

Vovó Iaiá, como é conhecida nos grupos de Terceira Idade que frequenta na capital amapaense, estava ansiosa e feliz pela oportunidade. "Para mim, é a maior felicidade do mundo. Agradeço a Deus e a vocês da Nissan pela oportunidade, que muita gente deseja e não vai poder ter de conduzir a tocha", disse. Nas últimas semanas, dona Aida até ensaiou uma corrida com uma tocha fictícia na mão, mas na hora preferiu caminhar até o palco.

Dona Aida teve dias agitados. Deu entrevistas para a imprensa, escolheu o melhor tênis para conduzir a Tocha, dormiu pouco. "Estou feliz e só peço a Deus que me dê força e coragem".

Planos? Como todo mundo, ela tem sim: saltar de paraquedas de novo antes do fim do ano. Enquanto não chega, ela não abre mão de ver novelas e de encontrar os amigos duas vezes por semana para praticar natação, jogar um pouco de bola e tomar sua cervejinha.

"Tudo com moderação. Se tenho um conselho? Não parem nunca de fazer o que gostam. Não é bom fazer o que se gosta?", questiona a paraense radicada no Amapá e que depois de entrar no Livro dos Recordes como a pessoa mais velha a saltar de paraquedas, passa a fazer parte também da história do Revezamento da Tocha Olímpica.  

Acompanhando a Tocha Olímpica está o Nissan Kicks, carro oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, que comanda o comboio que vai cruzar o Brasil até o dia 5 de agosto, passando por 326 cidades em 95 dias.

 

Mais histórias em: http://nissannews.com/pt/rio-2016 
Fotos para download: http://nissannews.com/pt/rio-2016/photos?query

 

# # #

Nissan no Brasil
A Nissan, uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, está presente no Brasil desde 2000 e opera hoje com mais de 160 concessionárias em todos os estados do País. A empresa produz automóveis na fábrica da Aliança Renault Nissan, em São José dos Pinhais, no Paraná, desde 2002, e investiu R$ 2,6 bilhões na construção de seu Complexo Industrial próprio em Resende, no estado do Rio de Janeiro. Esta unidade industrial foi inaugurada em abril de 2014 e tem a capacidade de produzir 200 mil carros e 200 mil motores por ano. Atualmente, a unidade industrial fabrica o Nissan March e o Nissan Versa e os motores flexfuel 1.0 12V e 1.6 16V.

A Nissan do Brasil é patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A parceria contempla o fornecimento de cerca de 4.200 veículos de diversos tipos que irão atender às necessidades dos Jogos e do Time Brasil. Além da parceria com o evento, a Nissan também patrocina o Revezamento das Tochas Olímpica e Paralímpica Rio 2016. A participação da Nissan nos Jogos Rio 2016 se dá, ainda, por meio do Time Nissan, programa de mentoria a 31 atletas brasileiros que buscam classificação e destaque nos primeiros Jogos Olímpicos e Paralímpicos sediados no Brasil. São mentores do grupo Hortência Marcari, maior ídolo do basquetebol feminino brasileiro, e Clodoaldo Silva, dono de 13 medalhas em Jogos Paralímpicos.