A Tocha Paralímpica Rio 2016 chega a Natal

Natal – O terceiro dia do Revezamento da tocha Paralímpica Rio 2016 chegou a Natal, no Rio Grande do Norte, levando o valor da inspiração. A chama paralímpica foi com a Nissan visitar um instituto que sabe bem o que quer dizer essa palavra: a Sociedade dos Amigos do Deficiente Físico - Sadef-RN, de onde surgiram supercampeões brasileiros como Clodoaldo Silva, atleta e mentor do Time Nissan. Aos 50 anos, foi Francisco Avelino, também grande medalhista paralímpico, que conduziu, muito emocionado, a Tocha no local que chama de "segunda casa".

"A vida já é um atrevimento e para estar carregando essa chama tem que ser muito atrevido. Eu agradeço demais à Nissan por essa oportunidade. Fiquei triste de não estar nos Jogos, que seria o encerramento da minha carreira, mas estar aqui é estar lá também. Vamos torcer pelos atletas brasileiros. Acredito que ficaremos ainda além da meta de medalhas definido pelo Comitê Paralímpico, que é o quinto lugar. Como amante do esporte que sou, sei que podemos chegar ainda mais longe", declarou Francisco, que participou de quatro Paralimpíadas: Sydney, Atenas, Pequim e Londres.

Outro a conduzir a Tocha e emocionar a todos foi Arthur Medeiros. Professor do ensino técnico, ele é o criador de um projeto para facilitar o acesso de pessoas que utilizam cadeiras de rodas às praias. A ideia é desenvolver um veículo, chamado "Crab" ou caranguejo em inglês, que utilize energia solar e possa, por meio de esteiras, garantir que o cadeirante transite pela areia da praia e usufrua de um lazer tão comum em Natal. "É um privilégio enorme estar aqui e levar essa ideia para o mundo, ainda mais do lado da minha família e de tanta gente especial. É realmente uma emoção totalmente diferente de tudo que já vivi".

No domingo a chama paraolímpica chega a São Paulo, segunda-feira Joinville e finalmente na terça-feira, Rio de Janeiro, sede dos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

Mais histórias em: http://nissannews.com/pt/rio-2016

Fotos para download: http://nissannews.com/pt/rio-2016/photos?query

 

# # #

 

Nissan no Brasil 
A Nissan, uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, está presente no Brasil desde 2000 e opera hoje com mais de 160 concessionárias em todos os estados do País. A empresa produz automóveis na fábrica da Aliança Renault Nissan, em São José dos Pinhais, no Paraná, desde 2002, e investiu R$ 2,6 bilhões na construção de seu Complexo Industrial próprio em Resende, no estado do Rio de Janeiro. Esta unidade industrial foi inaugurada em abril de 2014 e tem a capacidade de produzir 200 mil carros e 200 mil motores por ano. Atualmente, a unidade industrial fabrica o Nissan March e o Nissan Versa e os motores flexfuel 1.0 12V e 1.6 16V.

A Nissan do Brasil é patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A parceria contempla o fornecimento de cerca de 4.200 veículos de diversos tipos que irão atender às necessidades dos Jogos e do Time Brasil. Além da parceria com o evento, a Nissan também patrocina o Revezamento das Tochas Olímpica e Paralímpica Rio 2016. A participação da Nissan nos Jogos Rio 2016 se dá, ainda, por meio do Time Nissan, programa de mentoria a 31 atletas e paratletas brasileiros que buscam classificação e destaque nos primeiros Jogos Olímpicos e Paralímpicos sediados no Brasil. São mentores do grupo Hortência Marcari, maior ídolo do basquetebol feminino brasileiro, e Clodoaldo Silva, dono de 13 medalhas em Jogos Paralímpicos.